Eleições do CAU: Divulgados os pedidos para registro de candidatura para as Eleições 2023
25/08/2023 |
A Comissão Eleitoral do CAU/SE divulgou no dia 21 de agosto de 2023 os pedidos de registro de candidatura para as eleições 2023. >>> Clique aqui para baixar o pedido de registro de candidatura de chapa.
A impugnação de registro de candidatura pode ser feita até 25 de agosto por meio do SICCAU. Já o prazo para realização de denúncia vai de 21 de agosto a 10 de outubro de 2023.
Uma chapa concorrerá para a gestão 2024-2026 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe. >>> Confira o extrato de divulgação de chapas com plano de trabalho, meios oficiais de divulgação e síntese de currículo de cada candidato.
A Comissão Eleitoral do CAU/SE é composta pelos arquitetos e urbanistas Luciano Silva Vasconcelos (coordenador), Maria Conceição Prado Machado (coordenadora adjunta), Samira Fagundes de Souza (membro).
>>> Confira mais informações no site eleitoral (clique aqui)
Voto obrigatório
Os arquitetos elegerão para a gestão 2024-2026 nove conselheiros estaduais e seus suplentes, mais um conselheiro federal e seu suplente. As eleições do CAU 2023 serão realizadas no dia 10 de outubro de 2023 e todo o processo será 100% online.
A relação de 1.749 profissionais aptos a votarem Sergipe foi divulgada em 21 de junho de 2023. >>> Confira aqui o Colégio Eleitoral do CAU/SE
Cabe aos profissionais verificar a relação do Colégio Eleitoral para averiguar eventual omissão, incorreção ou inconsistência de seus dados. Havendo algum desses problemas, o profissional deve acessar o SICCAU e corrigi-lo. O prazo para a correção é 24 de setembro às 23h59 (horário de Brasília).
>>> ATENÇÃO! Arquitetos e urbanistas que não constarem no Colégio Eleitoral não poderão votar.
O voto para as eleições do Conselho é obrigatório para todos os profissionais com menos de 70 anos.
Votação
Uma novidade das eleições do CAU 2023 deverá ser o uso do sistema “VotaOnline” da Justiça Eleitoral, para melhorar a segurança e transparência do processo.
Para acessar o sistema de votação, os profissionais de Arquitetura e Urbanismo precisam estar cadastrados na plataforma gov.br, um serviço do governo federal que permite aos cidadãos acessarem diversos serviços públicos digitais.
O cadastro pode ser feito por meio do aplicativo gov.br ou diretamente no portal gov.br, utilizando o número do CPF e uma senha criada pelo usuário.
Diversidade
Neste ano, as chapas deverão atender às Cotas de Representatividade Foram estabelecidas metas de representação para diferentes grupos, como mulheres, negros, indígenas e pessoas com deficiência, visando promover uma maior inclusão e representatividade no Conselho.
No CAU/SE, as chapas deverão atender ao mínimo de um dos critérios de representatividade, obedecido por um ou mais candidatos cotistas.