Um CAU para os Arquitetos

Plano de trabalho:

Ações pretendidas na gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe.

GESTÃO
Implementar práticas administrativas que visem a melhoria da gestão operacional do Conselho.
Projetos:
Implantar o Plano Estratégico e Participativo do CAU/SE;
Discutir e validar junto aos profissionais de arquitetura e instituições afins as ações previstas no Plano de Ação. Promover reuniões temáticas, seminários ou debates.
Implantar o Programa de Gestão de Qualidade.
Aprimorar o atendimento ao arquiteto e à sociedade.
Ampliar os meios de comunicação e atendimento ao profissional e à sociedade.
Aperfeiçoar os processos e ações de fiscalização.
Implantar o aplicativo fiscal (Mobiarq) e capacitar os profissionais para seu uso adequado.
Capacitar os funcionários do CAU/SE
Manter atualizado o Portal de Transparência
Comunicar, tornando público, a prestação de contas do CAU/SE.

INSTITUCIONAIS
Ampliar o rol de instituições conveniadas ou com as quais se devem manter termos de parceria.
Projetos:
Apoiar Ações das Entidades de Classe através de patrocínio, divulgação ou suporte técnico.
Fortalecer relações com os Governos Municipal e Estadual, em áreas de interesse do CAU/SE.
Pactuar Termos de parceria entre o CAU/SE e instituições.
Divulgar o plano de ações do CAU/SE em instituições parceiras e de interesse, promovendo reuniões, seminários e Workshops.
Ampliar e Fortalecer a discussão sobre o tema do Planejamento Urbano, Regiões Metropolitanas e Planos Diretores de Desenvolvimento das cidades sergipanas.
Organizar e participar de seminários, audiências públicas e acompanhar os processos de elaboração de Projetos e Planos para o espaço urbano das cidades sergipanas.
Discutir o piso salarial dos arquitetos em prefeituras e outros órgãos, de modo a evitar dupla jornada.
Ampliar as campanhas sobre valorização profissional.
Acompanhar enfaticamente assuntos parlamentares de interesse, em nível Municipal, Estadual e Federal, junto às esferas legisladoras.
Organizar grupos de estudos e acompanhamento para mapear os processos de tomada de decisão, em relação às alterações ou inovações legislativas, referentes ao exercício da profissão do Arquiteto e Urbanista.

PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Instigar a valorização profissional através de ações de divulgação, convencimentos e termos de parceria.
Projetos:
Discutir sobre a prática atual de premiações e propor a valorização do trabalho do profissional arquiteto e urbanista.
Estimular a formalização de negócio e relações éticas e legais na estrutura destes (funcionários, estagiários, parceiros, clientes e sociedade).
Ampliar as ações de divulgação do Código de Ética profissional e promover formas de capacitar os profissionais para o entendimento e uso da legislação.
Valorizar a profissão.
Apoiar a regularização de projetos junto a órgãos públicos.
Atuar na mediação de conflitos.
Promover a Arquitetura Pública (Lei de Assistência Técnica)
Pactuar termos de parceria e conveniamentos com prefeituras e órgãos estaduais.
Divulgar competências e atribuições profissionais dos Arquitetos e Urbanistas mediando a relação com profissionais de áreas afins.

FISCALIZAÇÃO
Garantir o exercício legal da profissão e a ordem e o Registro do Acervo Técnico Profissional.
Projetos:
Ampliar a divulgação da política de fiscalização do CAU/SE.
Implementar ações como campanhas publicitárias, eventos entre profissionais, seminários e workshops.
Ampliar a divulgação das práticas de fiscalização do CAU/SE junto às entidades de classe, condomínios, instituições de ensino.

ENSINO
Estabelecer meios para garantir a qualidade do ensino do profissional de Arquitetura e Urbanismo.
Projetos:
Formação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
Ampliar convênios e termos de parceria com escolas públicas e privadas, para a promoção de eventos que contribuam na formação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
Estimular a formação continuada para profissionais, através de convênios e termos de parceria com Instituições de Ensino Superior.

Membros

Federais

1 - MARCELO AUGUSTO COSTA MACIEL (Titular)

Graduado na Universidade Federal da Bahia, em 1994; Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe desde 1995; Atual Conselheiro Federal do CAU, representando o Estado de Sergipe, já foi membro da Comissão de Ensino e Formação e atualmente é membro da Comissão de Organização e Administração; Coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA/SE nos anos de 2009 e 2010; Conselheiro do CREA/SE, indicado pelo IAB/SE (2009 a 2011); Conselheiro do IAB/SE (2008 a 2010).

1 - FERNANDO MARCIO DE OLIVEIRA (Suplente)

Graduado em Arquitetura E Urbanismo pela UFAL (1993) e mestrado na Universidade de São Paulo (1998). Está cursando um MBA em Construções Sustentáveis. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Sergipe, no curso de Engenharia Civil, e lecionou na UNIT por 14 anos no curso de Arquitetura e Urbanismo. Em 2011, como conselheiro do CREA/SE foi o responsável pela transição e implantação do CAU/BR, e em 2012, como presidente do CAU/SE implantou esse conselho em Sergipe.

Estaduais

2 - ANA MARIA DE SOUZA MARTINS FARIAS (Titular)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1978), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1989) e doutorado em História Urbana pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Dep. de Eng. Civil da Universidade Federal de Sergipe. Experiência na área de Planejamento e Projetos da Edificação, principalmente espaço público e privado, legislação, espaço urbano, e patrimônio.

2 - JOSÉ QUEIROZ DA COSTA FILHO (Suplente)

José Queiroz da Costa Filho, Arquiteto e Urbanista pela FAUFBa (1985). Servidor público estadual, lotado no DER/SE. Vice-presidente do IAB/SE. Assessor e Gerente da Mútua de Assistência (2007-2012). Delegado da FNA (2006). Conselheiro Federal do CONFEA (2003-2005). Coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA/SE (2002). Conselheiro do CONDURB, em Aracaju/SE (2001-2003). Secretário de Indústria e Comércio de Itabaiana/SE (1997-1999). Assessor Parlamentar na Assembleia Nacional Constituinte 1988.

3 - ALYSSON CLAY HENRIQUES BORGES (Titular)

Arquiteto e Urbanista (UNIT), pós-graduado em MBA em Marketing Empresarial (FANESE) e pós-graduando em MBA em Gestão Empresarial (FVG). Como voluntário, participou dos programas da Junior Achiviement e foi diretor de projetos do CJE. Foi gerente comercial da CONAP, gerente de projetos da TGS Energia e Meio Ambiente e diretor executivo da META Construções e Serviços. Desde 2006 dirige a CAPA Empreendimentos, empresa especializada no desenvolvimento de empreendimentos urbanos e corporativos.

3 - RODRIGO FONSECA GONCALVES (Suplente)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela (UNIT , 2003). Possui escritório próprio desde 2003, onde desenvolve Projetos de Arquitetura residencial, comercial e interiores. Recebeu o Prêmio ADEMI/ SE de Arquiteto do ano em 2007, pelos projetos desenvolvidos naquele ano. Especialização em Lighting Design e Master em Arquitetura.

4 - EDSON MARQUES FIGUEIREDO (Titular)

Arquiteto e Urbanista graduado pela UNIT em 2007, pós-graduado em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano e MBA em Gerenciamento de Obras. Foi presidente do Centro Acadêmico e membro do DCE. Integrante do IAB/SE que, como membro do CONDURB, participou do processo de revisão do Plano Diretor de Aracaju e ainda do Grupo Participe.AJU. Participou de demandas da cidade como a construção do Eixo Norte-Sul do Inácio Barbosa, retiradas de árvores da Praça Fausto Cardoso, entre outras.

4 - FERNANDO ANTONIO SANTOS DE SOUZA (Suplente)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFPE,1981), Mestrado em Desenvolvimento Urbano e Regional (UFPE,2000), Doutorado em Geografia (UFS,2008). Atualmente é Prof. Adjunto do Curso de Arq. e Urb. da UFS. Tem experiência na área de Arq.e Urb.,com ênfase em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional, Legislação e Gestão local, Projetos de Edificação, atuando nos seguintes temas: participação,controle e fiscalização urbana, habitação de interesse social, ambiente construído e paisagem.

5 - ROZANA RIVAS DE ARAÚJO (Titular)

Arquiteta e Urbanista (FAU-UFRGS), mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional. Trabalhou: Eliane Revestimentos Cerâmicos (ambientações para campanhas publicitárias); Titan Cozinhas; Docol; Bootstrap e escritório próprio. Lecionou no CAU-UNESC; desde 2009, no DAU-UFS. Coord. do DAU-UFS (2012). Atualmente Vice Diretora e Coord. Pedagógica Laranjeiras-UFS. Membro do CONEPE e COMPIBIC-UFS, Representante da UFS no Condurb-SE e na ComHabitação-Aracaju. Pesquisadora do Laboratório da Cidade.

5 - ROSANY ALBUQUERQUE MATOS (Suplente)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal do Ceará (1978/82); Curso de Atualização no Campo da Preservação de Bens Culturais - Universidade Federal da Bahia (1997); Pós-Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho - Universidade Tiradentes (2004/05); Mestrado: Universidade Federal da Bahia – Mestrado em Restauro (2010-2012). Tem 30 anos de atuação profissional na empresa Oficina de Projetos Ltda., na elaboração e execução de projetos arquitetônicos, interiores e restauro.

6 - JÚLIO CESAR OLIVEIRA SANTANA (Titular)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo ( UNIT, 2003), Especialista em Construção Civil pela UFS (2009). Arquiteto e Urbanista na UFS, e professor da Unit. Mantém seu próprio escritório desde 2006. Trabalhou na Coqueiros Empreendimentos (2011) em parceria com o escritório Investment Vision (INVI) do arquiteto americano Guy Perry. Na SMTT/A U 2008 e 2011 no DPS. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, projetos de sinalização, circulação e mobilidade urbana.

6 - MARCOS VINICIUS SANTANA PRUDENTE (Suplente)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela ( UNIT , 2000). Pós Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade de Negócios de Sergipe (2006), Mestrado em Engenharia de Processos (2014). Hoje atua como professor da UNIT nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo. Atua também como Arquiteto em escritório próprio, com ênfase em projetos luminotécnicos, projetos para fins residencias e comerciais e execução de obras.

7 - ITALO LEAL DOS SANTOS (Titular)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UNIT, 2009/2 ). Pós Graduado em Master em Arquitetura pelo IPOG. Atua no mercados de SE e BA a 5 anos na área de projeto de arquitetura e interiores. Participante atuante nas Mostras de Arquitetura e Decoração no Estado de SE.

7 - Lucas Vinícius Vieira Lima (Suplente)

Lucas Lima Arquiteto e Urbanista formando na UFS em 2011/2; Pós Graduando em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção; Sócio na Foco Arquitetura e Urbanismo; Sócio na Rede+ Escritório Compartilhado; Desenvolvedor de Produto na Package soluções modulares; Diretor de Inovação no Conselho de Jovens Empreendedores (CJE-SE); Conselheiro Suplente de Sergipe na Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE)

8 - FABIO JOSÉ DE MATOS BARBOSA (Titular)

Graduado em Arquiteto e Urbanista ( UFAL), especialista em Tecnologia Educacional (concluído), mestre em Marketing, atua como Arquiteto do Grupo Tiradentes ( UNIT) desde 1998, exercendo atualmente a função de Gerente de Obras do Grupo em Sergipe, Alagoas,Pernambuco e Bahia.

8 - DIANA SANTANA DE FREITAS (Suplente)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UNIT, 2004); Graduanda em Direito (FASE). Diretora de Projetos da SEDURB. Servidora pública estadual, nas atividades de coord. e ger. de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. Foi Conselheira IAB-SE no Grupo de Trabalho do Plano Diretor formado pelo CREA/SE, foi consultora téc. na revisão do Plano Diretor de Aracaju e de seus Códigos, na função de Coord. do Grupo resp. pela elaboração do Cód. Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo de
Aracaju.