CHAPA CAU-SE AVANÇA

Plano de trabalho:

Esses primeiros anos foram um período de implantação e consolidação do CAU. Período de dúvidas de como seria esse processo, mas cuja tarefa foi abraçada por arquitetos que pensam no desenvolvimento e futuro da Arquitetura e do urbanismo. Foi um período de ajustes e descobertas em que foi preciso passar segurança, mas que mostrou que estamos no caminho certo. Não podemos retroceder, o momento agora é de crescer e AVANÇAR. Avançando podemos dar continuidade ao que já está sendo feito de bom em todas as áreas de competência do CAU, podemos renovar compromissos e fortalecer valores sempre de olho em posturas éticas e do bom exercício profissional. Como uma autarquia federal nova, o CAU precisa firmar seu espaço, se fazer presente na sociedade e ser representativo. Para cumprir essas metas, buscamos formar uma chapa plural e democrática com profissionais representantes das diversas áreas de atuação. Os objetivos da chapa são apresentados nas seguintes propostas:
1-CAU-SE acessível
•Divulgar o CAU/SE e suas ações de valorização profissional enquanto autarquia federal;
•Reforçar o estímulo da importância de se registrar qualquer projeto através da RRT como forma de garantia do bom exercício profissional;
•Promover um padrão de excelência no atendimento aos arquitetos e urbanistas;
•Aumentar os índices de resolubilidade nos processos de fiscalização para que esta prática se torne um vetor de melhoria do exercício profissional;
•Reforçar campanhas institucionais e ações para mostrar que o CAU/SE é um parceiro da sociedade;
•Acompanhar o registro de egressos, aproximando o CAU das instituições de ensino e dos novos profissionais;
•Planejar a construção de uma nova sede do CAU/SE para um futuro próximo com realização de concurso de projeto;
2–Reconhecimento profissional
•Incentivo a concursos de projeto;
•Fazer com que o profissional se torne um vetor na transformação e evolução das cidades incentivando a interiorização da profissão;
•Manter-se atento aos editais de concursos públicos para que cumpram o que rege a regulamentação da profissão;
•Abrir o diálogo com o mercado para estimular o empreendedorismo;
•Buscar meios de garantir o direito autoral (Art. 7º. da lei 12.378/2010);
•Orientar as empresas que têm setores técnicos sobre a importância de efetivarem registro em alinhamento à lei 12.378/2014;
3-Remuneração justa
•Estimular a implementação da nova tabela de honorários do CAU;
•Buscar meios de adequar o mercado de trabalho ao código de ética da profissão;
•Promover e difundir o exercício ético e qualificado da profissão;
•Propor às escolas de arquitetura e urbanismo do Estado que enfatizem o ensino da ética nas suas grades curriculares de forma efetiva;
4–política profissional
•Orientar quanto ao correto exercício profissional;
•Incentivar e apoiar a qualificação profissional em relação a normas de desempenho, reforma, resoluções de exercício profissional, atribuições e suas especialidades;
•Realização do 3º, 4º e 5º Seminários Estaduais;
•Cursos sobre normas técnicas;
•Debates conveniados com prefeituras;
•Comemoração do dia do arquiteto;
•Firmar convênios com órgãos municipais, estaduais, federais etc, no intuito de alinhamento de ações e compartilhamento de dados;
•Apoiar eventos que valorizem a Arquitetura e o Urbanismo;
•Combater o exercício ilegal da profissão;
•Estimular a participação dos Arquitetos e Urbanistas no planejamento territorial e na gestão urbana;
5–Arquitetura para todos
•Estimular o resgate do papel social do arquiteto, despertando sobre a importância do profissional ocupar o seu espaço na sociedade;
•Estar engajado na defesa da cidade, aproximando entidades representativas da sociedade para aumentar o poder de ação;
•Ocupar o espaço político institucional para fazer com que a profissão se torne um vetor na transformação e evolução das cidades sergipanas;
•Defender o direito da sociedade ao acesso da arquitetura e urbanismo de qualidade.

Membros

Federais

1 - CRISTIANO RICARDO DE AZEVEDO PACHECO (Titular)

Arquiteto e Urbanista pós-graduado em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano. Foi professor substituto aprovado pelo Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe em 2012.Professor pelo PRONATEC no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Sergipe-IFS. Conselheiro Titular e atual Diretor e Coordenador da Comissão de Ética do CAU/SE.

1 - CLARISSE DE ALMEIDA (Suplente)

Arquiteta e Urbanista graduada pela FAUSS/RJ. Especialista em Tecnologia da Educação pela UERJ/UNIT, conclusão em 1996. Especialista em Paisagismo e Plantas Ornamentais pela UFLA/MG, conclusão em 2004. Atua como Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (UNIT), ministrando disciplinas diversas.

Estaduais

2 - KARINNE SANTIAGO ALMEIDA DANTAS (Titular)

Arquiteta e Urbanista graduada pela UNIT, Especialista e Design de Produtos pela UNEB/BA, professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe e Coordenadora dos Cursos Técnicos de Construção Civil, atual presidente do CAU/SE.

2 - ANDREA GALINDO DE GOES (Suplente)

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Tiradentes, Aracaju/Se em 2000. Pós-Graduada em Gestão Urbana e Ambiental pela Unit. Atua na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Des. Social como Coordenadora do Departamento de Habitação. Presta apoio técnico à Fundação Renascer na área de arquitetura prisional. Membro da Unidade Gestora do Programa Estadual de Habitação e membro titular do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano.

3 - ALINE DE OLIVEIRA CORTES MENDONÇA (Titular)

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Tiradentes. Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho na Faculdade Pio Décimo X. Atua como profissional liberal desenvolvendo Projetos de Arquitetura nos segmentos comercial e residencial, desde 2003. No ano de 2013 participou do grupo de pesquisa do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe. É membro titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe onde coordena a Comissão de Exercício Profissional.

3 - ANA LUIZA PRATA LIBÓRIO (Suplente)

Arquiteta Urbanista, formada em1982 pela UFRJ, especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos históricos VII CECRE – UFBA -1990 e XIV CEMUAN - Curso de Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Urbano – no IBAM- Instituto Brasileiro de Administração Municipal em1984. Participação em organizações profissionais: secretaria IAB/SE 86/88, Presidente do IAB/SE 2000/2001, Conselheira do CREA em 1991/1993, Conselheira Estadual de Cultura 1994/1999 e Conselheira Suplente do CAU.

4 - CESAR HENRIQUES MATOS E SILVA (Titular)

Arquiteto e Urbanista, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Arquitetura e Urbanismo), e Conselheiro Titular do CAU/SE.

4 - VERA REGINA FERREIRA DOS SANTOS (Suplente)

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Santa Ursula no Rio de janeiro e com especializações em planejamento urbano e ambiental pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM no Rio de Janeiro. Atuou como Conselheira do CREA/SE por dois mandatos, exercendo a Coordenação de Câmara de Arquitetura e representante do CREA no Conselho de Desenvolvimento Urbano de Aracaju–CONDURB. Membro da Diretoria do IAB-SE por dois mandatos. Atualmente exercendo cargo de Conselheira do CAU/SE.

5 - BENJAMIMVICH COSTA SCHUSTER (Titular)

Arquiteto e urbanista graduado na primeira turma de Sergipe pela universidade Tiradentes (UNIT 99/2). Atua como autônomo em escritório de arquitetura e ambientação e desde 2013 como concursado na Secrataria de planejamento do Município de Nossa Senhora do Socorro.

5 - ANA LUCY CANTANHEDE NERI (Suplente)

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Santa Úrsula, RJ, em 1978. Pós-graduada em Planejamento Urbano e Regional (Universidade Santa Ursula-RJ) e em Geoprocessamento (IFS/SE). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFSE). Funcionaria pública municipal aposentada. Ex-professora do curso de arquitetura e urbanismo da UNIT. Atualmente Diretora de Urbanismo da Empresa Municipal de Urbanização e membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano.

6 - PEDRIANNE BARBOSA DE SOUZA DANTAS (Titular)

Arquiteta e Urbanista (2004) e Mestre em Dinâmicas do Espaço Habitado pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes em Aracaju-SE e integrante do Fórum de Desenvolvimento Regional da mesma Universidade. Tem experiência nos temas da história da paisagem, iconografia, Arquitetura e Urbanismo Coloniais e Design de produtos culturais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Estudos da Paisagem da UFAL.

6 - Lina Martins de Carvalho Cavalcante (Suplente)

Arquiteta e Urbanista, Graduação, Mestrado e Doutorado (em andamento) em Arquitetura e Urbanismo (UFAL). Trabalhou como pesquisadora-bolsista do CNPq/FAPEAL; como docente no IFS-Lagarto e na FITS (Faculdade Integrada Tiradentes de Alagoas), em cursos Técnico, Tecnológico e Bacharelado (Edificações, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil). Atualmente é Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe – Campus Laranjeiras.

7 - ELSO DE FREITAS MOISINHO FILHO (Titular)

Arquiteto e Urbanista. Ex-professor das Universidades das principais universidades do estado, UNIT, UFS e PIOX. Profissional desde 2002, Diretor financeiro do IAB-SE e atuo no município como profissional liberal e arquiteto da secretaria municipal de São Cristóvão. Trabalhei em São Paulo quando ampliei meu arcabouço cultural e técnico, adquirindo a experiência necessária para atuar na melhoria do profissional que atua no setor publico e privado.

7 - JOSE EXPEDITO DE SOUZA JUNIOR (Suplente)

Arquiteto e Urbanista desde 2003, especialista em Gestão Urbana e Ambiental. Possui certificados quanto a viabilidade econômica financeira de empreendimentos imobiliários, planejamento de empreendimentos, incorporação de edifícios e outros emitidos por entidades como o CREA/BA e AEA Educação Continuada. Sócio e Diretor da NOVA SERGIPE, Urbanismo para Negócios, empresa de desenvolvimento de empreendimentos, com ênfase no mercado imobiliário nordestino.

8 - DANIELLE COSTA OLIVEIRA CHAGAS (Titular)

Arquiteta e Urbanista, possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de Arquitetura, Tecnologia BIM e Sustentabilidade.

8 - OSEIAS KALLEY BARROS DOS SANTOS (Suplente)

Técnico em edificações, Arquiteto e Urbanista graduado em 2000 pela Universidade Tiradentes – UNIT. Atuante como profissional liberal em Empresas de Construção Civil, Empresas de Telecomunicações e Órgãos Públicos da esfera municipal, estadual e federal.